quarta-feira, 28 de julho de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: MAIS SUGESTÕES


Já falei da importância de abolir a carne vermelha do cardápio. Isso serve para carne branca, também. Ambas contem gordura saturada que não faz nada bem para a saúde. Caso queira continuar consumindo, faça apenas uma vez por semana e procure usar carnes bem magras e preparadas na grelha com pouco sal. O ideal é que substitua pela proteína de soja. Aí vão duas receitas para saborear:


Soja refogada

2 xícaras de proteína de soja (deixe de molho por meia hora)

1 abobrinha cortada em pedacinhos

cominho e coentro moído a gosto


Coloque meia xícara de água em um copo, dissolva o cominho e o coentro, e despeja sobre a soja e a abobrinha, refogue até que fiquem macias e tempere com molho de soja (shoyo). Pronto! Você terá um delicioso refogado para saborear.


Macarrão Chinese

1 kg de macarrão parafuso

2 dentes de alho poró gde.

1 cebola gde.

500 g de salmão

2 colheres de sopa de molho de soja (shoyo)

Salsinha a gosto


Cozinhe o macarrão e reserve. Em uma panela coloque o alho fatiado e a cebola cortada, vá mexendo até murchar. Acrescente o salmão em pedaços, o molho de soja e a salsinha, refogue e misture ao macarrão. Pode ser servido como prato principal ou salada.

Obs.: O peixe é um importante alimento, rico em ômega 3, deve ser consumido uma vez por semana para quem aprecia o sabor. Para quem não gosta, pode fazer uso da farinha de linhaça que também é fonte de ômega 3.



sábado, 24 de julho de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: MACARRONADA

Quando se fala em dieta, logo imaginamos ficar sem comer, principalmente uma macarronada. Certo? Não, errado! O macarrão é rico em carboidratos, que são necessários para manutenção de nosso organismo. Então, aí vai a sugestão de uma deliciosa macarronada:

500g de macarrão integral ou comum
2 xícaras de proteína de soja
molho de soja (shoyo)
1 colher de chá de açúcar
1/2 kg. de tomates
1 pimentão amarelo, 1 vermelho e 1 verde
Alho, cominho, páprica, orégano etc.

Cozinhe o macarrão até ficar ao dente. A parte, cozinhe o tomate, em pedaços, com pouca água até que se desmanche. Ponha a proteína de soja de molho por meia hora e acrescente ao tomate já cozido e desmanchado com a ajuda de um garfo. Coloque os demais temperos e deixe apurar bem. Coloque uma colher de chá de açúcar para tirar a acidez do molho. Pronto. Agora é só colocar o molho sobre o macarrão e saborear. Se preferir, pode colocar um pouco de sal no molho e na água de cozinhar o macarrão, mas cuidado pois o molho de soja já é bem salgado.

Obs.: Como você pode observar, o que faz mal na tradicional macarronada é o tempero com óleo, o molho de tomate industrializado (porque tem muito sal), o queijo ralado e a carne vermelha (que são gorduras).

quarta-feira, 21 de julho de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: HORA DE CORTAR A CARNE

Você já consegue cozinhar sem usar óleo e já aboliu o leite de vaca juntamente com os seus derivados (que são gorduras), então é hora de cortar a carne. Mas, veja bem, não é cortar a carne para fazer aquele bifinho, é no sentido de abolir.
É claro que não precisa recusar o convite para o churrasco de fim de semana, simplesmente não traga um pedacinho para casa, para não continuar o hábito.
Para substituir a carne você pode usar a proteína de soja, que é vendida em supermercados e lojas de produtos naturais e custa, em média, R5,00 (cinco Reais) o pacote, que dá para fazer de 3 a 6 almoços, dependendo do tamanho da família. Com a proteína de soja você poderá fazer refogados, macarrão ao molho, hamburguer, almôndega, estrogonof, quibe etc. No meu livro que estará nas bancas em breve, há várias receitas com proteína de soja para você poder variar bastante. Por enquanto, aí vai uma receitinha básica de quibe ao forno:

Quibe de forno:
2 xícaras de trigo para quibe
1 xícara de proteína de soja
2 berinjelas
Molho shoyo
Tempero a gosto (alho, cominho, páprica etc)

Ponha o trigo de molho juntamente com a soja, em água quente, por meia hora. Coloque uma quantidade de água que apenas cubra para não precisar espremer depois. Cozinhe a berinjela, sem casca, em pedaços e quando estiver bem macia, amasse bem com o garfo, formando uma pasta e misture ao trigo e à proteína de soja. Tempere com molho shoyo (não ponha sal, pois o molho já é salgado), coloque os demais temperos e leve para assar no forno. Não precisa untar a forma.

Bom apetite!

terça-feira, 20 de julho de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: CONTINUE CORTANDO A GORDURA

Se você já consegue cozinhar sem o uso de óleo ou azeite, parabéns! Aproveitou bem a receita do arroz? Pois então é hora de continuar cortando da sua vida os outros tipos de gordura. É hora de saber que o leite de vaca e os seus derivados são gorduras que você não deve ingerir de maneira nenhuma. Então, substitua o leite de vaca pelo de soja. Quanto aos queijos, consuma somente os magros (ricota) de vez em quando, mesmo assim cuidado com o teor de sal que eles contem. Não consuma margarina, nem manteiga, substitua por patês feitos em casa que são ótimos para serem consumidos com torradas e pães integrais. Esqueça o pão francês.
Aí vai uma receitinha de patê de grão de bico que é uma delícia e além de tudo é rico em proteínas:

1 xícara de grão de bico (deixe de molho na véspera), cozinhe por 15 m na pressão, depois bata no liquidificador com 150 ml da própria água do cozimento, acrescente alho e limão (a gosto) e um pouco de sal. Pronto! Você já tem um delicioso patê como alternativa à margarina/manteiga.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: HORA DE CORTAR O ÓLEO

Se você já conseguiu se livrar do sal, é hora de se livrar do óleo. Deixe o açúcar por último, pois esse tem a ver com o estado emocional.
Comece mudando o tempero, refogando apenas com água. Não tempere salada com óleo, nem azeite, use apenas limão ou vinagre e um pouco de sal. Cozinhe os legumes e verduras no vapor (panela cuscuzeira), economiza tempo, gás e mantem os nutrientes. Essa é a principal mudança, jogue fora a sua lata de óleo, pois fará bem a sua saúde e ao meio ambiente, pois não haverá mais resíduo de óleo na hora de lavar a louça e a natureza agradece.

Aí vai a receita para refogar arroz sem óleo:

2 xícaras de arroz
3 xícaras de água
sal e alho a gosto (de preferência pouco sal)

Ponha o arroz na panela, sem lavar e vá mexendo ao mesmo tempo que aquece a água. Quando a água estiver quente (não precisa ferver), ponha no arroz, acrescente o sal e o alho, tampe a panela e abaixe o fogo. Não mexa mais. Quando a água secar, desligue o fogo, destampe a panela e espere uns 20 minutos. Solte o arroz com o garfo. Pronto! Você terá um arroz soltinho, delicioso, sem gordura. É só comer a vontade.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Dieta
Sem sal, sem açúcar e sem gordura: mudando aos poucos

Não é fácil mudar, principalmente os hábitos que adquirimos por anos a fio. Mas com força de vontade, tudo é possível, pois é uma questão de saúde e não de vaidade. Para ajudar na dieta, aí vão algumas dicas preciosas:

Dicas:
- Não queira radicalizar e mudar tudo de uma hora para outra, é difícil e às vezes desanima;
- Comece cortando uma coisa de cada vez;
- Comece pelo sal que é o mais fácil;
- Use pouco sal para temperar a comida;
- Preste atenção na hora de comprar os alimentos que contem alto teor. Não os consuma.
- Substitua os temperos prontos pelos naturais (cominho, coentro moído, salsinha, páprica, colorau etc). Esses funcionam como um chá e aqueles não tem gordura, mas contem alto teor de sal.

Em breve colocarei umas receitas práticas.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

DIETA

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA

O que não consumir:

- Sal: consumir o mínimo possível. Prestar atenção na hora de comprar os alimentos, na tabela nutricional e ver a quantidade de sal. Evitar os alimentos com alto teor. Em algumas embalagens o sal recebe o nome de cloreto de sódio, preste atenção!

- Açúcar: Não consumir açúcar. Usar adoçante. Caso não consiga viver sem açúcar, fazer uso do mascavo, com moderação. Já existem doces no mercado para vender sem açúcar. Esqueça qualquer tipo de refrigerante.

- Gordura: Não consumir gordura trans nem saturada. Prestar atenção na hora de comprar os alimentos, na tabela nutricional, se contem esses tipos de gordura. Isso significa não consumir: frituras, pães, bolachas recheadas, salgadinhos, enlatados, embutidos, leite (mesmo o desnatado) e seus derivados (manteiga, iogurtes, queijos etc), carne vermelha e carne de frango, não temperar comida com nenhum tipo de óleo, azeite etc.

O que consumir:

- Arroz, feijão, legumes, verduras, grãos, frutas, raízes, cereais etc.

- Leite só o de soja.

- Fazer uso da ração humana, junto com a farinha de linhaça como substituição a uma refeição.

Dica: Caso vá a uma festa, não precisa haver rigor quanto aos alimentos que não pode consumir, o que não pode é levar o alimento para casa e fazer parte do seu dia a dia.