segunda-feira, 11 de outubro de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: OS CINCO SENTIDOS


Deus deu a todos os seres humanos cinco sentidos. Para alguns existe uma limitação em determinado sentido que é compensado por um outro mais aguçado de forma que nenhum ser humano fica sem sentir o que deve sentir. Entre esses cinco sentidos está o paladar. É o sentido que nos faz sentir o gosto dos alimentos, o que nos leva à conclusão de que se alimentar é uma forma de prazer e não somente uma necessidade básica, se assim não fosse, não precisaríamos sentir o gosto, bastaria apenas ingerir.
Você deve estar pensando: e daí? E daí que fazer dieta tem que ser de forma prazerosa para obter resultado. Quando você sentir prazer de se alimentar de forma que não agrida a sua saúde, descobrirá o quanto vale a pena. Não é fácil, eu sei disso, por isso sugiro que faça um plano inicial que consiste mudar gradativamente, de acordo com as suas possibilidade e necessidades.
Primeiro comece pelo café da manhã (desculpe-me se sou repetitiva, mas é uma forma de fixar). Determine-se uma vez por semana a tomar um desjejum diferente do seu habitual. Depois vá aumentando para dois dias, três e assim sucessivamente, até conseguir mudar completamente o seu hábito. Depois vá para o almoço, jantar e, quando você menos esperar, já mudou tudo.
Sugestão do café da manhã: Faça uma vitamina com leite de soja, uma fruta de sua preferência, que pode ser banana, maçã, mamão etc, duas colheres de sopa de ração humana, duas colheres de sopa de semente de linhaça. Se quiser adoçar, use açúcar mascavo, ou demerara, ou orgânico, NUNCA USE O AÇÚCAR BRANCO REFINADO. Esses açucares acima mencionados, você encontra à venda em qualquer supermercado e lojas de produtos naturais. Caso sinta desejo de comer mais alguma coisa, experimente mandioca cozida, tapioca (sem leite condensado, é lógico!), torradas, bolachas água e sal etc.

Envio uma receita, deliciosa, nutritiva, sem gordura e de baixa caloria para você saborear no lanche da tarde ou no café da manhã.


BOLO DE CASCA DE ABÓBORA

1 abóbora japonesa cozida e retirada a polpa (você usará apenas a casca)
1 1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de amido de milho
2 xícaras de açúcar mascavo
4 ovos
3 bananas nanicas (banana d'água)
4 colheres de sopa de semente de linhaça hidratada (deixar de molho na água na véspera)
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal

Modo de fazer:

Bater, no liquidificador, a casca da abóbora picadinha, os ovos, a banana e a semente de linhaça. Peneirar a farinha de trigo e o amido de milho, juntar o açúcar, a pitada de sal e adicionar a mistura batida no liquidificador, misturando delicadamente. Colocar o fermento, mexer bem devagar e adicionar 4 colheres de sopa de água quente, mexendo bem (sempre delicadamente). Caso a massa fique muito dura, pode acrescentar mais duas ou três colheres de sopa de água quente. Colocar no forno para assar em forma  untada. Pronto! Você já tem uma opção de lanche livre de gordura e rica em nutrientes e fibras. 




Um comentário: