quinta-feira, 28 de outubro de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: USE TODOS OS SENTIDOS

Tenho recebido vários e-mails e comentários de pessoas que dizem que gostariam de fazer uma dieta, seguir as orientações do blog, mas não conseguem. Primeiramente, é preciso avaliar o que realmente você quer. Muitas vezes a pessoa diz que quer emagrecer, mas inconscientemente, não quer. Porque para essa pessoa existe alguma "vantagem" oculta em não fazer a dieta. Infelizmente ou felizmente, quem dita as regras do nosso comportamento é o subconsciente, por isso que para algumas pessoas torna-se tão difícil, porque no íntimo, elas não querem. 

Sendo assim, aí vai uma dica: descubra o que você quer de verdade, avaliando suas crenças e seus desejos secretos, quais as vantagens e desvantagens em fazer uma dieta. Feito isso, parta para ação, usando todos os sentidos (olfato, visão, audição, paladar e tato) para trabalhar o seu subconsciente em seu favor.

Ao começar uma dieta você vai mudar algo na sua rotina, no seu comportamento do cotidiano, por isso você tem que usar todos os sentidos para se adequar ao novo modo de se alimentar e viver.

Comece pela visão. Leia quantas vezes quiser o blog, as matérias, as dicas, as receitas. Pesquise sobre os alimentos que são indicados no blog e os que não são recomendados. Faça tudo isso sem pressa e sem ansiedade. Visite lojas de produtos naturais. Quando for ao supermercado, passe mais tempo observando os produtos na gôndola de produtos naturais, mesmo que não sinta o desejo de comprá-los, não tem problema. Você estará exercitando o seu cérebro a desejar aqueles alimentos.

Use o olfato e o tato. Quando estiver olhando os alimentos nas lojas e supermercados, pegue-os, sinta o aroma, toque-os, mesmo que seja só a embalagem. Faça isso sem preocupação. Não precisa comprar o produto. O seu cérebro com o tempo vai entender a mensagem e você, naturalmente, acabará consumindo aqueles alimentos.

Tire proveito da audição. Coloque uma música para tocar que você goste e que te traga lembranças boas, ou uma música relaxante, e fique de olhos fechados imaginando degustando aqueles alimentos deliciosos, e se sentindo muito bem com a dieta. Faça isso quantas vezes ao dia for possível, se não puder fazer mais de uma vez, não tem problema. Depois de algum tempo, toda vez que você ouvir a música seu cérebro fará, automaticamente, a ligação entre a melodia e o prazer dos alimentos. Daí é só você usar isso a seu favor. Quando estiver tentada a comer algo que não deve, cantarole a música e logo a vontade irá embora.

Por fim, o paladar. Quando o seu cérebro já estiver bem acostumado, será fácil usar o paladar. Você usará aquela técnica que escrevi na matéria passada, ou seja, degustará um pouquinho a cada dia até que se liberte de vez.

Desejo boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário