segunda-feira, 18 de outubro de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: DRIBLANDO A ANSIEDADE


Uma das coisas que mais atrapalha na hora de fazer dieta é a ansiedade. Aliás, a ansiedade é a grande vilã de vários males que sofremos na vida. Não se sabe ao certo, se cometemos certos enganos por causa da ansiedade ou se são os erros que nos fazem ficar ansiosos. Enfim, seja qual for a resposta, não muda em nada na hora que decidimos fazer uma dieta, mudar os hábitos alimentares etc.

Primeiramente, é bom que fique bem claro que cada pessoa tem uma necessidade diferente. Por isso, é importante consultar um médico, antes de começar a mudança de hábito. Isso porque, se você tiver algum problema de saúde, terá que saber quais alimentos não a prejudicarão mais ainda.

Se você está acima do peso, também é bom verificar se não se trata de algum problema secundário, ou seja, um problema hormonal, por exemplo, porque aí, somente mudar a alimentação, se a intenção é emagrecer, não adiantará muito. É lógico que valerá a pena fazer a dieta por uma questão de qualidade de vida, independente de emagrecer ou não, mas que ajudará também no emagrecimento se combinado com o tratamento médico adequado.

Por último, é bom lembrar que a prática de exercícios físicos regulares também faz parte do conjunto.

Agora, se o seu problema é pura ansiedade, aí você tem uma árdua tarefa pela frente, mas vencê-la será o seu grande prêmio.

Então, atente para essa técnica, que FUNCIONA mesmo! Você terá que reeducar seu cérebro e seu estômago. Não se muda de uma hora para outra, mas para mudar é preciso dar o primeiro passo. Se você não consegue substituir os alimentos com naturalidade, use a seguinte técnica:

Compre alguns alimentos que você deve consumir e outros que não deve. Na hora da refeição, ponha um ao lado do outro para que seu cérebro veja, sinta e grave a mensagem de que você não está proibido de consumir, você apenas fará a opção por um alimento mais saudável. Você se sentirá bem melhor assim e com um pouco de treino, logo se libertará dos "vilões" da alimentação.

Se o seu problema for de extrema ansiedade, e você exagera na hora de se alimentar, então use a seguinte técnica: Coloque a quantidade de comida que você está acostumado a comer todos os dias. Antes de começar a se alimentar, separe um colher de sopa da comida em um prato à parte, depois de algum tempo, aumente para duas colheres e assim sucessivamente, até o dia que você conseguir atingir uma quantidade ideal. Isso vai ajudar o seu cérebro e o seu estômago a ir diminuindo, gradativamente, a quantidade de alimentos a ingerir. Vale para toda e qualquer refeição. Adquira o hábito de tudo o que for comer, tirar um pedacinho e "jogar para o santo" (rsrsr), vá aumentando as doses até que consiga se livrar.

Mas, por favor, não separe a comida e depois volte a comê-la porque aí não adianta nada.

No café da manhã, se você tem o hábito de comer dois pãezinhos, corte um pedacinho de um deles e jogue fora, depois vá aumentando até conseguir comer um pão. Visualize bem aquele pedaço que dispensar para que seu cérebro grave a mensagem de que não precisa daquele excesso. Se você tem o hábito de comer 10 bolachas, espalhe-as na mesa ou numa bandeja e separe uma. Enfim, essa técnica serve para qualquer alimento e funciona mesmo, pois reeducará seu cérebro.

Boa sorte! Lembre-se: é uma bolacha de cada vez.

Um comentário:

  1. ADOREI ESTE BLOGPARABENS.... GOSTARIA D PATICIPAR POIS TENHO NECESSIDADE D FAZER ESTA DIETA MAS NAO CONSIGO. MUITO OBRIGADA...

    ResponderExcluir