quarta-feira, 11 de agosto de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: SUGESTÃO DE CARDÁPIO

Uma das coisas que faz qualquer um desanimar de fazer dieta são aqueles cardápios complicados. Por isso, resolvi deixar aqui uma SUGESTÃO de cardápio para ajudar você no dia a dia.

CAFÉ DA MANHÃ

No café da manhã é importante se alimentar bem. Adquira o hábito de beber um copo com água em jejum. Ajuda a preparar o organismo para os demais alimentos. Consumir ração humana, misturada com farinha de linhaça logo pela manhã. Dá disposição e alimenta. O ideal é consumir com alguma fruta (banana ou mamão por exemplo), duas colheres de sopa das duas farinhas misturadas. Essa é a dose diária, não queira consumir mais que isso, pois é exagero. A ração humana, juntamente com a farinha de linhaça irão ajudar seu intestino a funcionar regularmente, ajuda a combater o colesterol ruim e ajuda a emagrecer se consumidas habitualmente. Caso sinta necessidade de comer mais alguma coisa, pode ser umas torradinhas com patê de grão de bico que já postei a receita, pães integrais, bolacha água e sal, mandioca cozida, cuscuz de milharina (sem queijo e sem manteiga), com côco não tem problema, desde que não seja industrializado etc. Pode tomar café, sem exageros (cinco xícaras no máximo para o dia inteiro), adoçado com adoçante ou açúcar mascavo. Fuja do açúcar branquinho. Não é demais lembrar para não consumir leite de vaca e seus derivados. Se quiser, pode tomar leite de soja à vontade. Suco, somente os naturais, sem açúcar.

ALMOÇO

Na hora do almoço pode comer à vontade, seguindo as seguintes orientações: Arroz e feijão temperados com pouco sal e sem gordura (já tem receita no blog de como refogar arroz sem óleo). Fuja dos temperos prontos.
Legumes cozidos no vapor ou crus, temperados com pouco sal, nada de azeite ou óleo.
Se quiser refogar os legumes, coloque meia xícara de água com os temperos (sal, cominho, coentro em pó, páprica etc) dissolvidos e refogue.
Consuma a proteína de soja refogada com legumes, ou faça um quibe de forno (já tem a receita no blog), ou um tabule, ou uma macarronada (já tem a receita). Em breve colocarei a receita de almôndegas e hamburger de soja. Tudo isso pode comer à vontade.
Evite os refrigerantes e os sucos industrializados.
Se você não tem como almoçar em casa, e também não dá para levar a sua comida para o trabalho, faça o possível para consumir mais saladas e alimentos o menos gordurosos possível.
Para sobremesa prefira frutas. Fique longe dos doces, esses só de vez em quando.

JANTA

Se você tem o hábito de jantar, pode repetir a mesma coisa do almoço, não tem problema. Apenas evite deitar com estômago muito cheio. Caso prefira um lanche, pode ser o mesmo do café da manhã, porém sem a ração humana e a farinha de linhaça.

Se der fome nos intervalos, consuma frutas, tapioca sem leite condensado ou queijo, barrinha de cereais etc.

Boa sorte!



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