sexta-feira, 19 de novembro de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: SANTA SOJA

A soja substitui bem a carne vermelha com a vantagem de que não possui gordura. Além disso, o consumo regular de soja, previne vários tipos de câncer, principalmente o de próstata, bexiga, intestino e mama. Previne doenças cardiovasculares, diminuindo o "colesterol ruim" LDL e estimulando o "bom colesterol" HDL. Para as mulheres, em especial, a soja contém isoflavona (hormônio vegetal semelhante ao estrógeno), que ajuda na prevenção dos sintomas da menopausa e ainda auxilia no combate à osteoporose. Mas o melhor mesmo é que a soja faz bem para a saúde do bolso, pois 1 kg de soja custa 3 vezes menos que 1 kg de carne e corresponde a 2kg desta em quantidade de proteína. Então, vamos comer soja. Aí vai uma receita de salada de soja em grãos, deliciosa.


Ingredientes:
1 xícara de soja em grãos
1 cebola roxa
limão e sal a gosto

Modo de fazer:
Coloque 3 xícaras de água para ferver e quando estiver fervendo, acrescentar uma pitada de bicarbonato de sódio. Colocar a soja para cozinhar por 5 minutos em fogo baixo. Desligar o fogo e escorrer a soja, lavando bem em água fria. 
Coloque novamente 3 xícaras de água para ferver e quando estiver fervendo, acrescentar uma pitada de bicarbonato de sódio. Colocar a soja para cozinhar por 30 minutos em fogo baixo. Escorrer, lavando bem em água fria, juntar a cebola picadinha e temperar com sal e limão a gosto.

Um comentário: