segunda-feira, 18 de outubro de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: DRIBLANDO A ANSIEDADE


Uma das coisas que mais atrapalha na hora de fazer dieta é a ansiedade. Aliás, a ansiedade é a grande vilã de vários males que sofremos na vida. Não se sabe ao certo, se cometemos certos enganos por causa da ansiedade ou se são os erros que nos fazem ficar ansiosos. Enfim, seja qual for a resposta, não muda em nada na hora que decidimos fazer uma dieta, mudar os hábitos alimentares etc.

Primeiramente, é bom que fique bem claro que cada pessoa tem uma necessidade diferente. Por isso, é importante consultar um médico, antes de começar a mudança de hábito. Isso porque, se você tiver algum problema de saúde, terá que saber quais alimentos não a prejudicarão mais ainda.

Se você está acima do peso, também é bom verificar se não se trata de algum problema secundário, ou seja, um problema hormonal, por exemplo, porque aí, somente mudar a alimentação, se a intenção é emagrecer, não adiantará muito. É lógico que valerá a pena fazer a dieta por uma questão de qualidade de vida, independente de emagrecer ou não, mas que ajudará também no emagrecimento se combinado com o tratamento médico adequado.

Por último, é bom lembrar que a prática de exercícios físicos regulares também faz parte do conjunto.

Agora, se o seu problema é pura ansiedade, aí você tem uma árdua tarefa pela frente, mas vencê-la será o seu grande prêmio.

Então, atente para essa técnica, que FUNCIONA mesmo! Você terá que reeducar seu cérebro e seu estômago. Não se muda de uma hora para outra, mas para mudar é preciso dar o primeiro passo. Se você não consegue substituir os alimentos com naturalidade, use a seguinte técnica:

Compre alguns alimentos que você deve consumir e outros que não deve. Na hora da refeição, ponha um ao lado do outro para que seu cérebro veja, sinta e grave a mensagem de que você não está proibido de consumir, você apenas fará a opção por um alimento mais saudável. Você se sentirá bem melhor assim e com um pouco de treino, logo se libertará dos "vilões" da alimentação.

Se o seu problema for de extrema ansiedade, e você exagera na hora de se alimentar, então use a seguinte técnica: Coloque a quantidade de comida que você está acostumado a comer todos os dias. Antes de começar a se alimentar, separe um colher de sopa da comida em um prato à parte, depois de algum tempo, aumente para duas colheres e assim sucessivamente, até o dia que você conseguir atingir uma quantidade ideal. Isso vai ajudar o seu cérebro e o seu estômago a ir diminuindo, gradativamente, a quantidade de alimentos a ingerir. Vale para toda e qualquer refeição. Adquira o hábito de tudo o que for comer, tirar um pedacinho e "jogar para o santo" (rsrsr), vá aumentando as doses até que consiga se livrar.

Mas, por favor, não separe a comida e depois volte a comê-la porque aí não adianta nada.

No café da manhã, se você tem o hábito de comer dois pãezinhos, corte um pedacinho de um deles e jogue fora, depois vá aumentando até conseguir comer um pão. Visualize bem aquele pedaço que dispensar para que seu cérebro grave a mensagem de que não precisa daquele excesso. Se você tem o hábito de comer 10 bolachas, espalhe-as na mesa ou numa bandeja e separe uma. Enfim, essa técnica serve para qualquer alimento e funciona mesmo, pois reeducará seu cérebro.

Boa sorte! Lembre-se: é uma bolacha de cada vez.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: OS CINCO SENTIDOS


Deus deu a todos os seres humanos cinco sentidos. Para alguns existe uma limitação em determinado sentido que é compensado por um outro mais aguçado de forma que nenhum ser humano fica sem sentir o que deve sentir. Entre esses cinco sentidos está o paladar. É o sentido que nos faz sentir o gosto dos alimentos, o que nos leva à conclusão de que se alimentar é uma forma de prazer e não somente uma necessidade básica, se assim não fosse, não precisaríamos sentir o gosto, bastaria apenas ingerir.
Você deve estar pensando: e daí? E daí que fazer dieta tem que ser de forma prazerosa para obter resultado. Quando você sentir prazer de se alimentar de forma que não agrida a sua saúde, descobrirá o quanto vale a pena. Não é fácil, eu sei disso, por isso sugiro que faça um plano inicial que consiste mudar gradativamente, de acordo com as suas possibilidade e necessidades.
Primeiro comece pelo café da manhã (desculpe-me se sou repetitiva, mas é uma forma de fixar). Determine-se uma vez por semana a tomar um desjejum diferente do seu habitual. Depois vá aumentando para dois dias, três e assim sucessivamente, até conseguir mudar completamente o seu hábito. Depois vá para o almoço, jantar e, quando você menos esperar, já mudou tudo.
Sugestão do café da manhã: Faça uma vitamina com leite de soja, uma fruta de sua preferência, que pode ser banana, maçã, mamão etc, duas colheres de sopa de ração humana, duas colheres de sopa de semente de linhaça. Se quiser adoçar, use açúcar mascavo, ou demerara, ou orgânico, NUNCA USE O AÇÚCAR BRANCO REFINADO. Esses açucares acima mencionados, você encontra à venda em qualquer supermercado e lojas de produtos naturais. Caso sinta desejo de comer mais alguma coisa, experimente mandioca cozida, tapioca (sem leite condensado, é lógico!), torradas, bolachas água e sal etc.

Envio uma receita, deliciosa, nutritiva, sem gordura e de baixa caloria para você saborear no lanche da tarde ou no café da manhã.


BOLO DE CASCA DE ABÓBORA

1 abóbora japonesa cozida e retirada a polpa (você usará apenas a casca)
1 1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de amido de milho
2 xícaras de açúcar mascavo
4 ovos
3 bananas nanicas (banana d'água)
4 colheres de sopa de semente de linhaça hidratada (deixar de molho na água na véspera)
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal

Modo de fazer:

Bater, no liquidificador, a casca da abóbora picadinha, os ovos, a banana e a semente de linhaça. Peneirar a farinha de trigo e o amido de milho, juntar o açúcar, a pitada de sal e adicionar a mistura batida no liquidificador, misturando delicadamente. Colocar o fermento, mexer bem devagar e adicionar 4 colheres de sopa de água quente, mexendo bem (sempre delicadamente). Caso a massa fique muito dura, pode acrescentar mais duas ou três colheres de sopa de água quente. Colocar no forno para assar em forma  untada. Pronto! Você já tem uma opção de lanche livre de gordura e rica em nutrientes e fibras. 




sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: PROIBIDO PROIBIR

Muitas pessoas gostariam de fazer uma dieta, melhorar a alimentação e, principalmente, emagrecer. Mas o que torna tão difícil alcançar esses objetivos? Acredito que decorre do fato de que quando se fala em dieta, logo já se pensa em proibição e essa palavra não soa bem aos ouvidos.
Ninguém gosta de ser podado, de se sentir vigiado, controlado etc. Já faz parte da natureza humana desafiar. Então, se alguém fala que tal coisa é proibida, logo aguça a vontade, o desejo de praticar o ato.
Sendo assim, não se sinta desanimado de fazer a sua dieta, pois não existe nada proibido e nem precisa ficar se culpando se, de vez em quando, comer algo que não faz parte da sua nova educação alimentar.
O importante é você se sentir bem com o que está fazendo, pois isso faz parte também da dieta. Uma dieta a base de sofrimento, não faz efeito, pois melhora uma coisa e piora outra.
Portanto, siga as regras básicas, vá SUBSTITUINDO aos poucos os alimentos, o grande segredo está aí: na substituição e não na abolição. 
Boa sorte!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: REGRAS PARA FAZER DIETA

Quando se fala em fazer dieta logo a pessoa pensa em passar fome. Pois é, passar fome é a última coisa que se deve fazer, por isso coloco aqui algumas regras básicas para você não desanimar na sua dieta.

Regra nº 1 - FAZER DIETA NÃO É PASSAR FOME, é se alimentar de forma adequada às suas necessidades;

Regra nº 2 - Não queira radicalizar e mudar tudo de uma vez, vá se adaptando aos poucos, principalmente se a sua família precisa se adaptar junto com você;

Regra nº 3 - Mude uma coisa de cada vez, comece pelo café da manhã. Adapte seu desjejum e depois que estiver bem acostumado passe para o almoço e depois o jantar.

Agora vai a explicação para tudo isso.

Fazer dieta não é passar fome, pois o seu corpo é como um carro que só anda se tiver combustível. Se você não se alimentar, o organismo vai pedir combustível e ele próprio vai gerar gordura para se manter vivo. Além de tudo, ficar sem comer gera fraqueza, anemia etc. Esqueça o mito de que para emagrecer tem que comer pouco! Você tem que comer coisas saudáveis, isso sim faz a diferença.

Se você não mora sozinho e precisa adptar a família, vá com calma, principalmente se você tem filhos pequenos. Não corte as coisas que não se deve comer de uma vez só. Vá substituindo aos poucos, até que todos se adaptem. O segredo é esse: SUBSTITUIR.

Comece mudando os hábitos do café da manhã. Essa é a principal refeição, pois o seu dia vai começar e você precisa de energia. É a mesma coisa do carro que vai começar uma viagem, tem que encher o tanque na saída e não no meio do caminho. Por isso, não abra mão do seu café da manhã.

Substitua o leite de vaca pelo de soja;
Substitua o açúcar por adoçante ou açúcar mascavo;
Substitua a manteiga/margarina por um patê de grão de bico;
Substitua todos os derivados de leite (requeijão, iogurte, queijos etc) por frutas, mandioca, batata doce, abóbora etc.;
Substitua o pão francês por pão integral, as bolachas doces e recheadas, por bolacha água e sal e torradas.
Faça uso da ração humana e da farinha de linhaça.

Boa sorte!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: SUGESTÃO DE CARDÁPIO

Uma das coisas que faz qualquer um desanimar de fazer dieta são aqueles cardápios complicados. Por isso, resolvi deixar aqui uma SUGESTÃO de cardápio para ajudar você no dia a dia.

CAFÉ DA MANHÃ

No café da manhã é importante se alimentar bem. Adquira o hábito de beber um copo com água em jejum. Ajuda a preparar o organismo para os demais alimentos. Consumir ração humana, misturada com farinha de linhaça logo pela manhã. Dá disposição e alimenta. O ideal é consumir com alguma fruta (banana ou mamão por exemplo), duas colheres de sopa das duas farinhas misturadas. Essa é a dose diária, não queira consumir mais que isso, pois é exagero. A ração humana, juntamente com a farinha de linhaça irão ajudar seu intestino a funcionar regularmente, ajuda a combater o colesterol ruim e ajuda a emagrecer se consumidas habitualmente. Caso sinta necessidade de comer mais alguma coisa, pode ser umas torradinhas com patê de grão de bico que já postei a receita, pães integrais, bolacha água e sal, mandioca cozida, cuscuz de milharina (sem queijo e sem manteiga), com côco não tem problema, desde que não seja industrializado etc. Pode tomar café, sem exageros (cinco xícaras no máximo para o dia inteiro), adoçado com adoçante ou açúcar mascavo. Fuja do açúcar branquinho. Não é demais lembrar para não consumir leite de vaca e seus derivados. Se quiser, pode tomar leite de soja à vontade. Suco, somente os naturais, sem açúcar.

ALMOÇO

Na hora do almoço pode comer à vontade, seguindo as seguintes orientações: Arroz e feijão temperados com pouco sal e sem gordura (já tem receita no blog de como refogar arroz sem óleo). Fuja dos temperos prontos.
Legumes cozidos no vapor ou crus, temperados com pouco sal, nada de azeite ou óleo.
Se quiser refogar os legumes, coloque meia xícara de água com os temperos (sal, cominho, coentro em pó, páprica etc) dissolvidos e refogue.
Consuma a proteína de soja refogada com legumes, ou faça um quibe de forno (já tem a receita no blog), ou um tabule, ou uma macarronada (já tem a receita). Em breve colocarei a receita de almôndegas e hamburger de soja. Tudo isso pode comer à vontade.
Evite os refrigerantes e os sucos industrializados.
Se você não tem como almoçar em casa, e também não dá para levar a sua comida para o trabalho, faça o possível para consumir mais saladas e alimentos o menos gordurosos possível.
Para sobremesa prefira frutas. Fique longe dos doces, esses só de vez em quando.

JANTA

Se você tem o hábito de jantar, pode repetir a mesma coisa do almoço, não tem problema. Apenas evite deitar com estômago muito cheio. Caso prefira um lanche, pode ser o mesmo do café da manhã, porém sem a ração humana e a farinha de linhaça.

Se der fome nos intervalos, consuma frutas, tapioca sem leite condensado ou queijo, barrinha de cereais etc.

Boa sorte!



quinta-feira, 5 de agosto de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: DICAS PRECIOSAS

Se você está de fato em busca de uma vida mais saudável, essas dicas podem lhe ajudar muito, afinal de contas, mudar não é coisa fácil.

- NUNCA saia de casa para fazer compras com fome, isso faz com que você acabe comprando coisas que não deve.
- Isso vale também para quando for passear no shopping ou em outro lugar. Procure se alimentar antes de sair de casa, porque assim você não cairá em tentação e pode se dar ao luxo de tomar apenas um sorvetinho.
- Se o passeio for num parque ou lugar parecido, procure levar alguma coisa para comer de casa, fica mais barato e é mais saudável.
- Se você trabalha e faz as refeições fora de casa, procure comer mais saladas, comidas menos gordurosas e fuja das frituras e das sobremesas tentadoras.
- Uma boa opção para quem não resiste a um docinho é comprar doce sem açúcar, que já tem à venda em vários lugares, e levar na bolsa. Essa dica é válida, principalmente, para quem trabalha em lugares por onde passam aqueles vendedores de chocolates, trufas, cocadas etc.
- Se no seu trabalho houver possibilidade de levar comida de casa, prefira isso a comer em restaurante. Faz um bem enorme para a saúde e para o bolso.
- Agindo assim, o dinheiro que você gastaria com alimentos fora de casa, você faz uma boa compra de alimentos saudáveis.
- Se você tem hábito de sair para comer em restaurantes, fazer lanches em shoppings etc., procure substituir esse tipo de programa por outra coisa, como por exemplo teatro, cinema, sempre em horários que você possa sair alimentado de casa.
- Se você tem o hábito de tomar cafezinho o dia inteiro e no seu local de trabalho só tem açúcar, leve um frasco de adoçante de casa, só para o seu uso.

Essas dicas, tenho certeza, irão ajudar você bastante nessa jornada de mudança de hábitos.Em breve trarei uma receita de doce sem adição de açúcar. Deixo hoje uma receita de salada árabe que é uma delícia.

Tabule
1 xícara de trigo para quibe (deixar de molho por meia hora em uma quantidade de água suficiente para cobrir, para não precisar espremer)
1 cebola roxa
1 pepino japonês
1 tomate sem pele e sem sementes
1 pimentão amarelo, 1 vermelho e 1 verde

Picar tudo e misturar ao trigo, temperando com limão e sal.

domingo, 1 de agosto de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: COMENDO SEM CULPA

Tenho certeza que você já consegue viver sem carne (vermelha e branca), já sabe refogar arroz sem óleo, já não bebe mais leite de vaca e nem consome seus derivados etc. Continue assim, os benefícios para a sua saúde são inúmeros, além de fazer bem para o bolso. Ainda por cima você emagrece e dá uma levantada na auto estima. Então, não desanime! Se deu uma escapadinha na churrascaria ou tomou um sorvete, não precisa sentir culpa por isso. Lembre-se: o importante é não levar para casa e nem manter o hábito. Pensando exclusivamente em você, criei uma receita de bom bocado de cenoura para variar.

Bom bocado de cenoura

3 cenouras raspadas e cortadas em rodelas
3 ovos
1 xícara de água
2 colheres rasas (de sopa) de farinha de linhaça
2 colheres rasas (de sopa) de leite de soja em pó

Bata tudo no liquidificador e depois misture em uma tigela com:

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de amido de milho
2 xícaras de açúcar mascavo
1 colher de sopa de fermento

Mexa delicadamente e leve para assar em forma untada. Bom apetite!