quarta-feira, 21 de julho de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: HORA DE CORTAR A CARNE

Você já consegue cozinhar sem usar óleo e já aboliu o leite de vaca juntamente com os seus derivados (que são gorduras), então é hora de cortar a carne. Mas, veja bem, não é cortar a carne para fazer aquele bifinho, é no sentido de abolir.
É claro que não precisa recusar o convite para o churrasco de fim de semana, simplesmente não traga um pedacinho para casa, para não continuar o hábito.
Para substituir a carne você pode usar a proteína de soja, que é vendida em supermercados e lojas de produtos naturais e custa, em média, R5,00 (cinco Reais) o pacote, que dá para fazer de 3 a 6 almoços, dependendo do tamanho da família. Com a proteína de soja você poderá fazer refogados, macarrão ao molho, hamburguer, almôndega, estrogonof, quibe etc. No meu livro que estará nas bancas em breve, há várias receitas com proteína de soja para você poder variar bastante. Por enquanto, aí vai uma receitinha básica de quibe ao forno:

Quibe de forno:
2 xícaras de trigo para quibe
1 xícara de proteína de soja
2 berinjelas
Molho shoyo
Tempero a gosto (alho, cominho, páprica etc)

Ponha o trigo de molho juntamente com a soja, em água quente, por meia hora. Coloque uma quantidade de água que apenas cubra para não precisar espremer depois. Cozinhe a berinjela, sem casca, em pedaços e quando estiver bem macia, amasse bem com o garfo, formando uma pasta e misture ao trigo e à proteína de soja. Tempere com molho shoyo (não ponha sal, pois o molho já é salgado), coloque os demais temperos e leve para assar no forno. Não precisa untar a forma.

Bom apetite!

Um comentário: