sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR E SEM GORDURA: ALTERNATIVAS PARA A CEIA DE NATAL

Conforme eu havia prometido, estou postando duas receitas para você fazer na ceia de natal, ou em qualquer outra ocasião que quiser. São duas receitas simples, práticas, nutritivas, isentas de gordura.

ASSADO DE GRÃO DE BICO

Ingredientes:
2 xícaras de grão de bico
1 xícara de farinha de trigo
Sal e alho a gosto

Modo de fazer:
Deixe o grão de bico de molho na véspera. Cozinhe, bem cozido, bata no liquidificador com a própria água do cozimento, até virar uma pasta, misture bem com a farinha de trigo e leve ao forno para assar com recheio da sua preferência. Você pode rechear com legumes, milho verde, ervilha, e, para aqueles que não abrem mão de comer carne, pode rechear com carne moída ou peito de frango desfiado.
Lembre-se de que não é aconselhável fazer consumo de carne, nem vermelha e nem branca, mas abrindo uma exceção para as festas natalinas, não há problema. 
Eu fiz com recheio de tomate e cenoura ralada. Ficou uma delícia!


SALADA DE MACARRÃO

Ingredientes:
Macarrão sírio (cabelo de anjo)
1xícara de soja em grãos
1 cebola roxa
1 cenoura ralada
Sal e limão a gosto
Molho de soja (shoyo)

Modo de fazer:
Cozinhe uns quatro ninhos de macarrão sírio, deixe escorrer bem. Prepare a soja como para salada (postagem do dia 19/11/10), misture com o macarrão, a cebola picada, a cenoura, o molho de soja, sal e limão. Pronto, é só saborear e Feliz Natal!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR E SEM GORDURA: VENCENDO AS TENTAÇÕES

Está chegando o final do ano e, juntamente com ele, vem as tentações das festas natalinas e comemorações de reveillon. Mas você não precisa se angustiar por isso, pense que por ser uma época em que as pessoas, as famílias em geral costumam se reunir para confraternização, você pode se dar ao luxo de comer algo que não esteja dentro do seu cardápio, mas sem exageros. Agora, se você está firme no seu propósito de não consumir alimentos ricos em gorduras e açúcar, aí vão algumas receitas para saborear. A primeira delas é a tradicional rabanada, com a diferença de que esta é assada no forno.

Rabanada assada

Ingredientes:
6 pãezinhos (tipo francês) integral (dormidos)
3 ovos ligeiramente batidos
Frape de coco (tem da marca Ades)
Baunilha
Açúcar mascavo e canela para polvilhar

Modo de fazer:
Corte os pães em fatias finas (mais ou menos a grossura de um dedo), molhe no frapê de coco misturado com alguma gotas de baunilha, passe no ovo ligeiramente batido e leve ao forno para assar em forma untada de 5 a 10 minutos, só o suficiente para dar uma tostadinha. Polvilhe com açúcar mascavo misturado com canela e é só saborear.


Outra receita de sobremesa é o doce de banana sem açúcar, que você pode consumi-lo, também, como geléia para passar no pão, na bolacha etc.

Ingredientes:
2 kg de banana nanica bem madura
1 pitada de sal
1/4 de xícara de água
1 colher de sobremesa de molho de soja (shoyo)

Modo de fazer:

Descasque as banana, pique em pedacinhos, coloque no fogo com a água, o sal e o molho de soja. Vá mexendo até que se desmanche por completo e de ponto de doce (soltar do fundo da panela). Está pronto o doce.



Em breve, postarei as receitas dos pratos principais pois você não ficará só nas sobremesas.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: SANTA SOJA

A soja substitui bem a carne vermelha com a vantagem de que não possui gordura. Além disso, o consumo regular de soja, previne vários tipos de câncer, principalmente o de próstata, bexiga, intestino e mama. Previne doenças cardiovasculares, diminuindo o "colesterol ruim" LDL e estimulando o "bom colesterol" HDL. Para as mulheres, em especial, a soja contém isoflavona (hormônio vegetal semelhante ao estrógeno), que ajuda na prevenção dos sintomas da menopausa e ainda auxilia no combate à osteoporose. Mas o melhor mesmo é que a soja faz bem para a saúde do bolso, pois 1 kg de soja custa 3 vezes menos que 1 kg de carne e corresponde a 2kg desta em quantidade de proteína. Então, vamos comer soja. Aí vai uma receita de salada de soja em grãos, deliciosa.


Ingredientes:
1 xícara de soja em grãos
1 cebola roxa
limão e sal a gosto

Modo de fazer:
Coloque 3 xícaras de água para ferver e quando estiver fervendo, acrescentar uma pitada de bicarbonato de sódio. Colocar a soja para cozinhar por 5 minutos em fogo baixo. Desligar o fogo e escorrer a soja, lavando bem em água fria. 
Coloque novamente 3 xícaras de água para ferver e quando estiver fervendo, acrescentar uma pitada de bicarbonato de sódio. Colocar a soja para cozinhar por 30 minutos em fogo baixo. Escorrer, lavando bem em água fria, juntar a cebola picadinha e temperar com sal e limão a gosto.



SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: SUGESTÃO DE CARDÁPIO



Uma ótima opção para uma almoço de domingo. Para entrada, uma salada de abóbora com couve.

Modo de fazer:
Cozinhe 1 abóbora, retire a casca e corte em cubos. Refogue a couve, picada com as mãos (não use faca), em um pouco de água e sal. Depois é só acrescentar à abóbora. Essa salada é uma fonte de vitaminas, tanto da couve quanto da abóbora

Dica: Use as cascas da abóbora para fazer aquele bolo que já postei a receita no dia 11/10/10.




Como prato principal, faça esse canelone com recheio de tofu e molho branco ou com molho de tomate, se preferir.

Ingredientes:
2 pacotes de massa para lazanha pré cozida
500 g de tofu
2 xícara de leite de soja (sem açucar)
2 colheres de sopa de amido de milho
1 caixa de creme de soja (substitui o creme de leite)

Modo de fazer:
Amasse o tofu com um garfo e tempere com sal, cominho, páprica a gosto. Enrole a massa de lazanha, formando os canelones, recheando com o tofu. Ajeite na travessa e reserve. Faça o molho branco, colocando o leite de soja (importante que seja sem açúcar) misturado com o amido de milho e leve ao fogo, mexendo sempre até que engrosse. Desligue o fogo e acrescente o creme de soja. Despeje por cima do canelone e leve ao forno por uns 2 minutos.
Se preferir molho de tomate: cozinhe  500 g de tomates, bata no liquidificador, tempere a gosto e apure no fogo. Proceda da mesma forma que o molho branco sobre o canelone.
Bom apetite!
SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: AJUDANDO A NATUREZA

Olá, quero compartilhar algumas receitas com você. Tenho certeza que a essa altura você já consegue controlar a ansiedade porque colocou os ensinamentos em prática. Quero dizer que fazer essa dieta é muito mais que cuidar da saúde, é cuidar da natureza também. Quando você deixa de usar óleo no preparo da comida, está ajudando a não poluir a água, pois na hora de lavar a louça, deixará de enviar resíduo de gordura para o solo, além de usar menos detergente. Pense nisso: cada gota de óleo inviabiliza 25 litros de água potável. Vale a pena aposentar a lata de óleo/azeite. Com relação à carne vermelha, cada vez que você deixa de comer, economiza um boi, que por sua vez economiza um pasto, que economiza uma queimada, que economiza um solo, que pode ser aproveitado para a agricultura. Você pode até pensar: mas 1 kg de carne não fará diferença, mas para a mãe natureza faz toda a diferença. Então vamos lá às receitas para facilitar sua vida:



MACARRÃO COM CREME DE SOJA E MILHO VERDE

Ingredientes:
1 kg de macarrão penne integral
sal a gosto
1 lata de milho verde
1 cx de creme de soja (substitui o creme de leite)
1 colher de sopa de amido de milho

Modo de fazer:

Cozinhe o macarrão com sal a gosto. Reserve. Bata o milho verde no liquidificador com a própria água da lata e mais uma xícara de água. Coe bem, acrescente o amido de milho e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Desligue o fogo e coloque o creme de soja. Despeje sobre o macarrão e sirva. Fica uma delícia.


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: USE TODOS OS SENTIDOS

Tenho recebido vários e-mails e comentários de pessoas que dizem que gostariam de fazer uma dieta, seguir as orientações do blog, mas não conseguem. Primeiramente, é preciso avaliar o que realmente você quer. Muitas vezes a pessoa diz que quer emagrecer, mas inconscientemente, não quer. Porque para essa pessoa existe alguma "vantagem" oculta em não fazer a dieta. Infelizmente ou felizmente, quem dita as regras do nosso comportamento é o subconsciente, por isso que para algumas pessoas torna-se tão difícil, porque no íntimo, elas não querem. 

Sendo assim, aí vai uma dica: descubra o que você quer de verdade, avaliando suas crenças e seus desejos secretos, quais as vantagens e desvantagens em fazer uma dieta. Feito isso, parta para ação, usando todos os sentidos (olfato, visão, audição, paladar e tato) para trabalhar o seu subconsciente em seu favor.

Ao começar uma dieta você vai mudar algo na sua rotina, no seu comportamento do cotidiano, por isso você tem que usar todos os sentidos para se adequar ao novo modo de se alimentar e viver.

Comece pela visão. Leia quantas vezes quiser o blog, as matérias, as dicas, as receitas. Pesquise sobre os alimentos que são indicados no blog e os que não são recomendados. Faça tudo isso sem pressa e sem ansiedade. Visite lojas de produtos naturais. Quando for ao supermercado, passe mais tempo observando os produtos na gôndola de produtos naturais, mesmo que não sinta o desejo de comprá-los, não tem problema. Você estará exercitando o seu cérebro a desejar aqueles alimentos.

Use o olfato e o tato. Quando estiver olhando os alimentos nas lojas e supermercados, pegue-os, sinta o aroma, toque-os, mesmo que seja só a embalagem. Faça isso sem preocupação. Não precisa comprar o produto. O seu cérebro com o tempo vai entender a mensagem e você, naturalmente, acabará consumindo aqueles alimentos.

Tire proveito da audição. Coloque uma música para tocar que você goste e que te traga lembranças boas, ou uma música relaxante, e fique de olhos fechados imaginando degustando aqueles alimentos deliciosos, e se sentindo muito bem com a dieta. Faça isso quantas vezes ao dia for possível, se não puder fazer mais de uma vez, não tem problema. Depois de algum tempo, toda vez que você ouvir a música seu cérebro fará, automaticamente, a ligação entre a melodia e o prazer dos alimentos. Daí é só você usar isso a seu favor. Quando estiver tentada a comer algo que não deve, cantarole a música e logo a vontade irá embora.

Por fim, o paladar. Quando o seu cérebro já estiver bem acostumado, será fácil usar o paladar. Você usará aquela técnica que escrevi na matéria passada, ou seja, degustará um pouquinho a cada dia até que se liberte de vez.

Desejo boa sorte!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

SEM SAL, SEM AÇÚCAR, SEM GORDURA: DRIBLANDO A ANSIEDADE


Uma das coisas que mais atrapalha na hora de fazer dieta é a ansiedade. Aliás, a ansiedade é a grande vilã de vários males que sofremos na vida. Não se sabe ao certo, se cometemos certos enganos por causa da ansiedade ou se são os erros que nos fazem ficar ansiosos. Enfim, seja qual for a resposta, não muda em nada na hora que decidimos fazer uma dieta, mudar os hábitos alimentares etc.

Primeiramente, é bom que fique bem claro que cada pessoa tem uma necessidade diferente. Por isso, é importante consultar um médico, antes de começar a mudança de hábito. Isso porque, se você tiver algum problema de saúde, terá que saber quais alimentos não a prejudicarão mais ainda.

Se você está acima do peso, também é bom verificar se não se trata de algum problema secundário, ou seja, um problema hormonal, por exemplo, porque aí, somente mudar a alimentação, se a intenção é emagrecer, não adiantará muito. É lógico que valerá a pena fazer a dieta por uma questão de qualidade de vida, independente de emagrecer ou não, mas que ajudará também no emagrecimento se combinado com o tratamento médico adequado.

Por último, é bom lembrar que a prática de exercícios físicos regulares também faz parte do conjunto.

Agora, se o seu problema é pura ansiedade, aí você tem uma árdua tarefa pela frente, mas vencê-la será o seu grande prêmio.

Então, atente para essa técnica, que FUNCIONA mesmo! Você terá que reeducar seu cérebro e seu estômago. Não se muda de uma hora para outra, mas para mudar é preciso dar o primeiro passo. Se você não consegue substituir os alimentos com naturalidade, use a seguinte técnica:

Compre alguns alimentos que você deve consumir e outros que não deve. Na hora da refeição, ponha um ao lado do outro para que seu cérebro veja, sinta e grave a mensagem de que você não está proibido de consumir, você apenas fará a opção por um alimento mais saudável. Você se sentirá bem melhor assim e com um pouco de treino, logo se libertará dos "vilões" da alimentação.

Se o seu problema for de extrema ansiedade, e você exagera na hora de se alimentar, então use a seguinte técnica: Coloque a quantidade de comida que você está acostumado a comer todos os dias. Antes de começar a se alimentar, separe um colher de sopa da comida em um prato à parte, depois de algum tempo, aumente para duas colheres e assim sucessivamente, até o dia que você conseguir atingir uma quantidade ideal. Isso vai ajudar o seu cérebro e o seu estômago a ir diminuindo, gradativamente, a quantidade de alimentos a ingerir. Vale para toda e qualquer refeição. Adquira o hábito de tudo o que for comer, tirar um pedacinho e "jogar para o santo" (rsrsr), vá aumentando as doses até que consiga se livrar.

Mas, por favor, não separe a comida e depois volte a comê-la porque aí não adianta nada.

No café da manhã, se você tem o hábito de comer dois pãezinhos, corte um pedacinho de um deles e jogue fora, depois vá aumentando até conseguir comer um pão. Visualize bem aquele pedaço que dispensar para que seu cérebro grave a mensagem de que não precisa daquele excesso. Se você tem o hábito de comer 10 bolachas, espalhe-as na mesa ou numa bandeja e separe uma. Enfim, essa técnica serve para qualquer alimento e funciona mesmo, pois reeducará seu cérebro.

Boa sorte! Lembre-se: é uma bolacha de cada vez.